terça-feira, 16 de agosto de 2011

CRIAÇÃO DAS PERSONAGENS


O processo criativo do espetáculo "EL BAÚL GITANO" incluiu a gênese das três ciganas que fazem parte da trupe itinerante. Em nossa imaginação, essas três mulheres, na ausência de homens fortes em quem se amparar, são figuras femininas ambíguas. Mesmo que o grande foco do espetáculo seja a interpretação plástica dos poemas de García Lorca, foi necessário dar outras dimensões às ciganas, para que o resultado final se aproximasse mais de uma peça teatral, além de um recital coreografado de poesia. Isso, ainda que cada poema seja uma história completa em si mesma.
Cada uma das três atrizes desenvolveu o perfil de sua cigana, de modo que as personagens tenham a consistência necessária para contar as histórias dos poemas de forma mais humana, mais naturalista, mesmo que o ambiente sugerido, o cenário imaginário onde acontece o encontro com a platéia, seja o acampamento do grupo, em torno de uma fogueira, próximo à carroça onde a trupe viaja. A ambientação pede o circo-teatro, sugere estar-se ao ar livre, portanto, largo chamamento à atenção de todos.
As atrizes partiram para uma espécie de diário, onde o estofo de cada cigana foi surgindo e dando direções específicas de cada membro da trupe itinerante ao contar as histórias para o público.




Nenhum comentário:

Postar um comentário